terça-feira, 7 de março de 2017

Exercícios - 2ª Rev Industrial e Imperialismo

1 - Desde meados do século XIX até o início do século XX, as nações industrializadas europeias e os Estados Unidos da América empreenderam uma disputa por territórios na África, Ásia e América Latina. Essa disputa ficou conhecida como imperialismo ou neocolonialismo.
Compare o imperialismo do século XIX com a expansão mercantilista ocorridas nos séculos XV e XVI, quanto ao processo de colonização.


2- No final do século XIX e início do século XX, por detrás de uma aparente tranquilidade do cenário político europeu, escondia-se um clima de instabilidade e tensão que acabaria por mergulhar a Europa na Primeira Grande Guerra.
Destaque e comente dois dos fatores que contribuíram para essa instabilidade.


3- Eça de Queirós, em CARTAS DA INGLATERRA, afirma que "em toda a parte onde (o inglês) domine e impere, todo o esforço consiste em reduzir as civilizações estranhas ao tipo da sua civilização anglo-saxônica".
Como os europeus de fins do século XIX e início do século XX justificavam sua prática imperialista?


4- A análise do mapa e os conhecimentos sobre colonialismo e imperialismo permitem concluir:
 

(1) A foi metrópole de G durante mais de três séculos e manteve colônias em H até o século XX.
(2) A disputou com B as terras de I, as quais, do século XVI ao XIX , foram exploradas e colonizadas por C.
(4) E disputou com A mercados fornecedores de açúcar localizados em G, durante o século XVII, enquanto D e C disputaram colônias em H e I, no século XIX.
(8) B conquistou áreas coloniais em F, no século XV; no entanto, durante os séculos XVIII e XIX, essas áreas foram objeto de frequentes disputas entre B, C, D e E.
(16) Colonizadas por E, áreas localizadas ao sul de H foram palco de significativo conflito com D, no século XIX, em disputa pela sua posse.
(32) B foi o primeiro país europeu a unificar-se territorialmente, no século XV, o que possibilitou o estabelecimento de áreas coloniais em I e, consequentemente, melhores condições de disputar essas áreas com C e E, durante o século XX.

Soma (         )


5 - “... a Europa inchou de maneira desmedida com ouro e matérias-primas dos países coloniais: América Latina, China e África. De todos esses continentes, partem há séculos os diamantes e o petróleo, a seda e o algodão, as madeiras e os produtos exóticos. A Europa é literalmente a criação do Terceiro Mundo". Frantz Fanon.

Explique o papel das multinacionais na substituição do modelo colonial, na manutenção do poderio europeu e também norte-americano e na existência do Terceiro Mundo, conforme foi citado no texto acima. Explique o papel das multinacionais na substituição do modelo colonial, na manutenção do poderio europeu e também norte-americano e na existência do Terceiro Mundo, conforme foi citado no texto acima.

6 - No final do século XIX, em decorrência do neocolonialismo, um violento conflito se deu entre China e Inglaterra, devido ao interesse britânico em impor seu domínio sobre a China. O conflito a que se refere o texto foi:
a) a Guerra da Manchúria.                b) a Guerra dos Bôer.                        c) a Guerra dos Boxers. d) a Guerra dos Cipaios.                    e) a Guerra do Ópio.

7- "Quando os brancos chegaram, nós tínhamos as terras e eles a Bíblia; depois eles nos ensinaram a rezar; quando abrimos os olhos, nós tínhamos a Bíblia e eles as terras". Essa frase - atribuída a Jomo Kenyatta, fundador da República do Quênia - remete à partilha da África, no quadro do imperialismo europeu.


a) Comente e interprete o trecho.



b) O que ficou determinado na Conferência de Berlim?


8 - Em relação à expansão imperialista na Ásia, na segunda metade do século XIX, pode-se afirmar que o Império Chinês foi:
a) anexado ao Japão anulando a ameaça imperialista.
b) desmembrado em colônias pelas potências europeias.
c) dividido em zonas de influência pelos países ocidentais.
d) incorporado ao Império Britânico compondo a Commonwealth.

9 - No dia 15 de julho de 1997, a última colônia britânica na Ásia, Hong Kong, foi devolvida à China. O acordo que devolveu Hong Kong estipulou que o território se tornaria "região administrativa especial" da República Popular da China, segundo o princípio de "um país, dois sistemas".
a) Qual o conflito, no contexto do imperialismo do século XIX, que levou Hong Kong a pertencer à Grã-Bretanha?

b) Explique dois motivos para a eclosão desse conflito.

c) Quais são os dois sistemas que atualmente coexistem na República Popular da China?

10 - A expansão imperialista sobre os territórios asiáticos e africanos no decorrer do século XIX foi, antes de tudo, um ato de conquista. A partir desta afirmativa, identifique a opção que indica a nação europeia expansionista, a região colonizada e o movimento de resistência possíveis de inter-relacionar-se corretamente.
a) França/ Argélia/ Guerra do Boxers
b) Inglaterra/ Índia/ Revolta dos Cipaios
c) Inglaterra/ Sudão/ Revolta dos Bôer
d) Portugal/ Angola/ MPLA e) Alemanha/China/ Movimento Taiping

11 - A prosperidade induzida pela emergência das máquinas de tear escondia uma acentuada perda de prestígio. Foi nessa idade de ouro que os artesãos, ou os tecelões temporários, passaram a ser denominados, de modo genérico, tecelões de teares manuais. Exceto em alguns ramos especializados, os velhos artesãos foram colocados lado a lado com novos imigrantes, enquanto pequenos fazendeiros-tecelões abandonaram suas pequenas propriedades para se concentrar na atividade de tecer. Reduzidos à completa dependência dos teares mecanizados ou dos fornecedores de matéria-prima, os tecelões ficaram expostos a sucessivas reduções dos rendimentos.  THOMPSON, E. P. The making of the english working class. Harmondsworth: Penguin Books, 1979 (adaptado). 


Com a mudança tecnológica ocorrida durante a Revolução Industrial, a forma de trabalhar alterou-se porque 
A) a invenção do tear propiciou o surgimento de novas relações sociais. 
B) os tecelões mais hábeis prevaleceram sobre os inexperientes.  
C) os novos teares exigiam treinamento especializado para serem operados.  
D) os artesãos, no período anterior, combinavam a tecelagem com o cultivo de subsistência. 
E) os trabalhadores não especializados se apropriaram dos lugares dos antigos artesãos nas fábricas.  


12 - A  Inglaterra  pedia lucros  e recebia  lucros. Tudo se  transformava em lucro.  As  cidades  tinham  a sua sujeira  lucrativa, suas  favelas lucrativas, sua fumaça lucrativa,  sua  desordem  lucrativa, sua  ignorância lucrativa, seu  desespero   lucrativo.  As  novas  fábricas  e  os  novos  alto-fornos  eram  como  as  Pirâmides, mostrando mais  a escravização do  homem  que   o  seu  poder. DEANE,  P. A  Revolução  Industrial. Zahar, 1979  (adaptado)


Qual  relação  é  estabelecida  no  texto, entre  os avanços tecnológicos  ocorridos no  contexto  da   revolução  Industrial  Inglesa,  e  as características  das cidades  industriais no  início  do  século  XIX ?
a)  A  facilidade  em se estabelecer  relações  lucrativas,  transformava  as cidades  em  espaços privilegiados  para  livre iniciativa, característica  da  nova sociedade  capitalista.

b) O  desenvolvimento de  métodos  de  planejamento urbano, aumentava  a  eficiência  do  trabalho  industrial.
c) A  construção  de  núcleos  urbanos  integrados por  meios  de  transporte  facilitava o deslocamento  dos  trabalhadores das  periferias  até  as  fábricas.
d) A  grandiosidade dos  prédios  onde  se localizavam  as  fábricas, revelavam  os  avanços  da engenharia e da arquitetura  do   período,  transformando  as  cidades em  locais  de experimentação  estética  e  artística.
e) O  alto nível  de exploração  dos trabalhadores industriais, ocasionava  o surgimento de  aglomerados  urbanos, marcados  por péssimas  condições  de moradia, saúde  e  higiene.
 

13 - Até o século XVII, as paisagens rurais eram marcadas por atividades rudimentares e de baixa produtividade. A partir da Revolução Industrial, porém, sobretudo com o advento da revolução tecnológica, houve um desenvolvimento contínuo do setor agropecuário. São, portanto, observadas consequências econômicas, sociais e ambientais inter-relacionadas no período posterior à Revolução Industrial, as quais incluem 
a) a erradicação da fome no mundo. 
b) o aumento das áreas rurais e a diminuição das áreas urbanas. 
c) a maior demanda por recursos naturais, entre os quais os recursos energéticos. 
d) a menor necessidade de utilização de adubos e corretivos na agricultura. 
e) o contínuo aumento da oferta de emprego no setor primário da economia, em face da mecanização.


14 - “... Um operário desenrola o arame, o outro o endireita, um terceiro
corta, um quarto o afia nas pontas para a colocação da cabeça do alfinete; para fazer a cabeça do alfinete requerem-se 3 ou 4 operações diferentes; ...”
  (SMITH, Adam. A Riqueza das Nações. Investigação sobre a sua Natureza e suas Causas. Vol. I. São Paulo: Nova Cultural, 1985).  


A respeito do texto e do quadrinho são feitas as seguintes afirmações: 

I. Ambos retratam a intensa divisão do trabalho, à qual são submetidos os operários.
II. O texto refere-se à produção informatizada e o quadrinho, à produção artesanal.
III. Ambos contêm a ideia de que o produto da atividade industrial não depende do
conhecimento de todo o processo por parte do operário. 


Dentre essas afirmações, apenas
a) I está correta.                             b) II está correta.                    c) III está correta.
d) I e II estão corretas.                   e) I e III estão corretas.


15 - A economia solidária foi criada por operários, no início do capitalismo industrial,
como resposta à pobreza e ao desemprego que resultavam da utilização das máquinas, no início do século XIX. Com a criação de cooperativas (de produção, de prestação de serviços, de comercialização ou de crédito), os trabalhadores buscavam independência econômica e capacidade de controlar as novas tecnologias, colocando-as a serviço de todos os membros da empresa. Essa ideia persistiu e se espalhou: da reciclagem ao microcrédito, já existem milhares de empreendimentos desse tipo hoje em dia, em várias partes do mundo. Na economia solidária, todos os que trabalham são proprietários da empresa. Trata-se da possibilidade de uma empresa sem divisão entre patrão e empregados, sem busca exclusiva pelo lucro e mais apoiada na qualidade do que na quantidade de trabalho, em convivência com a economia de mercado.
  SINGER, Paul. A recente ressurreição da economia solidária no Brasil. Disponível em: http://www.cultura.ufpa.br/itcpes/documentos/ecosolv2.pdf. Acesso em: 23 mar. 2009. (com adaptações). 


A economia solidária, no âmbito da sociedade capitalista, institui complexas relações
sociais, demonstrando que 
a)  fraternidade entre patrões e empregados, comum no cooperativismo, tem gerado
soluções criativas para o desemprego desde o início do capitalismo.
b) a rejeição ao uso de novas tecnologias torna a empresa solidária mais
ecologicamente sustentável que os empreendimentos capitalistas tradicionais.
c) a prosperidade do cooperativismo, assim como a da pirataria e das formas de
economia informal, resulta dos benefícios do não pagamento de impostos.
d) as contradições inerentes ao sistema podem resultar em formas alternativas  de
produção.
e) o modelo de cooperativismo dos regimes comunistas e socialistas representa uma
alternativa econômica adequada ao capitalismo.


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