02. A Pré-História pode ser dividida em duas principais fases. Cite-as e defina-as.
03 - Para o registro de
processos naturais e sociais devem ser utilizadas diferentes escalas de tempo.
Por exemplo, para a datação do sistema solar é necessária uma escala de bilhões
de anos, enquanto que, para a história do Brasil, basta uma escala de centenas
de anos. Assim, para os estudos relativos ao surgimento da vida no Planeta e
para os estudos relativos ao surgimento da escrita, seria adequado utilizar,
respectivamente, escalas de:
Vida no Planeta Escrita
a) Milhares de anos Centenas de anos
b) Milhões de anos Centenas de anosc) Milhões de anos Milhares de anos
d) Bilhões de anos Milhões de anos
e) Bilhões de anos Milhares de anos
04. O assunto na aula de
Biologia era a evolução do Homem. Foi apresentada aos alunos uma árvore
filogenética, igual à mostrada na ilustração da próxima página, que relacionava
primatas atuais e seus ancestrais.
I. os macacos antropoides (orangotango, gorila e chimpanzé e gibão) surgiram na Terra mais ou menos contemporaneamente ao Homem.
II. alguns homens primitivos, hoje extintos, descendem dos macacos antropoides.
III. na história evolutiva, os homens e os macacos antropoides tiveram um ancestral comum.
IV. não existe relação de parentesco genético entre macacos antropoides e homens.
Analisando a árvore
filogenética, você pode concluir que:
a) todas as afirmativas
estão corretas.b) apenas as afirmativas I e III estão corretas.
c) apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
d) apenas a afirmativa II está correta.
e) apenas a afirmativa IV está correta.
05. Sobre o surgimento
da agricultura - e seu uso intensivo pelo homem - pode-se afirmar que:
a) foi posterior, no
tempo, ao aparecimento do Estado e da escrita.b) ocorreu no Oriente próximo (Egito e Mesopotâmia) e daí se difundiu para a Ásia (Índia e China), Europa e, a partir desta para a América.
c) como tantas outras invenções teve origem na China, donde se difundiu até atingir a Europa e, por último, a América.
d) ocorreu, em tempos diferentes, no Oriente Próximo (Egito e Mesopotâmia), na Ásia (Índia e China) e na América (México e Peru).
e) de todas as invenções fundamentais, como a criação de animais, a metalurgia e o comércio, foi a que menos contribuiu para o ulterior progresso material do homem.
06. A passagem do modo
de vida caçador-coletor para um modo de vida mais sedentário aconteceu há cerca
de 12 mil anos e foi causada pela domesticação de animais e de plantas. Com
base nessa informação, é correto afirmar que:
a) no início da
domesticação, a espécie humana descobriu como induzir mutações nas plantas para
obter sementes com características desejáveis. b) a produção de excedentes agrícolas permitiu a paulatina regressão do trabalho, ou seja, a diminuição das intervenções humanas no meio natural com fins produtivos.
c) a grande concentração de plantas cultivadas em um único lugar aumentou a quantidade de alimentos, o que prejudicou o processo de sedentarização das populações.
d) no processo de domesticação, sementes com características desejáveis pelos seres humanos foram escolhidas para serem plantadas, num processo de seleção artificial.
e) a chamada Revolução Neolítica permitiu o desenvolvimento da agricultura e do pastoreio, garantindo a eliminação progressiva de relações sociais escravistas.
07. São fatos ligados à
Revolução Neolítica:
a) Vida nômade e organização
em tribos.b) terras pertencentes ao Estado e escravismo.
c) domesticação de plantas e animais e sedentarização do homem.
d) escravidão, impostos em trabalho e vassalagem,
e) pintura em cavernas, vida nômade, caça e coleta de vegetais.
08. Na Pré-História
encontramos fases do desenvolvimento humano. Qual a alternativa que apresenta
características das atividades do homem na fase neolítica?
a) Os homens praticavam uma economia coletora de alimentos.
b) Os homens fabricavam seus instrumentos para obtenção de alimentos e abrigo.
c) Os homens aprenderam a controlar o fogo.
d) Os homens conheciam uma economia comercial e já praticavam os juros.
e) Os homens cultivavam plantas e domesticavam animais, tornando-se produtores de alimentos.
09. Quais foram as
grandes conquistas do Período Neolítico?a) Os homens praticavam uma economia coletora de alimentos.
b) Os homens fabricavam seus instrumentos para obtenção de alimentos e abrigo.
c) Os homens aprenderam a controlar o fogo.
d) Os homens conheciam uma economia comercial e já praticavam os juros.
e) Os homens cultivavam plantas e domesticavam animais, tornando-se produtores de alimentos.
10. Por que o fogo foi um dos principais achados do Paleolítico?
11. Quais foram as grandes conquistas do Período Neolítico?
12. Na época da pré-história o mundo todo era formado por enormes florestas, rios, desertos e regiões geladas. Os homens viviam em contato direto com a natureza.
a) Por que os homens das cavernas dormiam amontoados?
b) Cite dois hábitos dos homens primitivos nesse período da pré-história.
13. Hoje, passados muitos anos, os cientistas são capazes de afirmar que o homem primitivo caçava renas e bisontes.
Como os cientistas conseguem afirmar que os homens primitivos praticavam esse tipo de caça?
14. Marque a alternativa correta:
A pintura rupestre mostrada na figura anterior, que é um patrimônio cultural brasileiro, expressa
a) o conflito entre os povos indígenas e os europeus durante o processo de colonização do Brasil.
b) a organização social e política de um povo indígena e a hierarquia entre seus membros.
c) aspectos da vida cotidiana de grupos que viveram durante a chamada pré-história do Brasil.
d) os rituais que envolvem sacrifícios de grandes dinossauros atualmente extintos.
e) a constante guerra entre diferentes grupos paleoíndios da América durante o período colonial.
15. O que são fósseis?
16. Fale sobre o conceito de Pinturas Rupestres.
17. Qual a importância das fontes para o trabalho do historiador?
18. Diferencie: microevolução de macroevolução.
19. O que defende os criacionistas fixistas?
20. Defina os seguintes conceitos:
a) Nômades:
B) Sedentários:
Nenhum comentário:
Postar um comentário